Sobre

LASintec

O LASInTec é um grupo de pesquisa que faz ações de extensão. Interfere, a partir da universidade pública, nas conversações e debates sobre segurança pública e internacional, autoritarismos e governo das condutas. Apartado da neutralidade, produz conhecimento sobre o dispositivo monitoramento, análises sobre as tecnologias de governo e críticas às políticas de segurança. Nossas produções afirmam a liberdade de pessoas e coletividades. O LASInTec anda e pensa livremente com mais de um. Não tentem ver nossa sacola, navegue pelas nossa abas. Nosso material é público e livre.

Pesquisadores

Acácio Augusto (coordenador)
É pai do Tomás, palmeirense e anarquista que vive em São Paulo, Brasil. Integra o Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária) desde 2002. Professor no Departamento de Relações Internacionais da UNIFESP, Campus Osasco e coordenador do curso de Relações Internacionais da mesma instituição. Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES, desde 2019. Coordena o Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (LASInTec) na UNIFESP, criado em 2019. Autor dos livros “Anarquia y lucha antipolítica – ayer y hoy”. Barcelona: NoLibros, 2019 e “Política e polícia: cuidados, controles e penalizações de jovens”. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013. Coautor, com Edson Passetti, de “Anarquismos e Educação”. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008. Escreveu com Edson Passetti, Beatriz Carneiro, Salete Oliveira e Thiago Rodrigues, o livro “Ecopolítica”, lançado em 2019 pela Editora Hedra. Organizador da Coleção ATAQUE, da Editora Circuito/Hedra, Rio de Janeiro/São Paulo desde 2018. Coordena, com Edson Passetti, a Coleção Ecopolítica, da Editora Hedra, que lançou os livros “Pandemia e anarquia”, organizado por Edson Passetti, João da Mata e José Maria Carvalho Ferreira, em 2021, e “Anarquistas na América do Sul”, organizado por Edson Passetti, Sílvio Gallo e Acácio Augusto, em 2022.

Ana Clara Francisco da Mata
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPPEN).

Beatriz Soares Madureira
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPPEN).

Bruna Ghirardello de Oliveira
Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Possui interesse na pesquisa de pacificação, segurança internacional e lutas anti-segurança.

Clara Lis Tucci Schiewaldt
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPPEN).

Fábio Félix Ferreira
Professor dr. titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, lotado no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Prisões, Violência e Direitos Humanos – NEPP/UESB, com atuação nos temas: violências e violações de direitos no subsistema penitenciário; seletividade étnico-racial do sistema penal; racismos, violências e justiça penal. Doutorando em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo, com graduação/doutorado em Direito e mestrado em área afim. 

Fabíola Fanti
Doutora em Ciências Sociais (2016) pelo IFCH-UNICAMP, mestre em Ciência Política (2010) pela FFLCH-USP. Possui graduação em Direito pela USP (2004) e é Especialista em Direitos Humanos pela USP (2006). Pesquisadora do Núcleo de Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Foi professora visitante na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) entre 2019 e 2021.  Foi vice-coordenadora do Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (LASInTec) da UNIFESP entre 2019 e 2023. Foi coordenadora e integra a Clínica de Direitos Humanos do Campus Osasco da UNIFESP entre 2020 e 2021. Tem experiência nas áreas de Sociologia Política, Ciência Política e Sociologia do Direito com ênfase em pesquisas sobre movimentos sociais, estudos de gênero, movimentos sociais e direito e estudos sobre Poder Judiciário.

Gabriella de Biaggi
Mestranda em Geografia Humana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), graduou-se (bacharelado e licenciatura) em Geografia na mesma instituição (2019). Atuando na área da Geografia Urbana, atualmente desenvolve uma pesquisa em relação à securitização do espaço e a produção de centralidades corporativas em São Paulo. Além do LASInTec, integra o grupo de estudos Limiares (Limites da acumulação e reprodução do espaço), do Laboratório de Geografia Urbana da FFLCH-USP.

Gislaine Amaral Silva
Graduada em Relações Internacionais pela EPPEN/Unifesp e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam/USP).

Helena Wilke
Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia da USP com o projeto “Justiça e Práticas Restaurativas: controles e penalidades contemporâneos”. Graduada e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Também integra o grupo de pesquisa Teoria dos sistemas e crítica da racionalidade neoliberal do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP, coordenado pelo Prof. Dr. Laurindo Minhoto

Ivo Sousa Ferreira
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduado em Relações Internacionais pela UNIFESP. Também integra o grupo de pesquisa FiloPol – Núcleo de Filosofia e Política (Unifesp).

João Paulo Gusmão Pinheiro Duarte
Doutor e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ambos como bolsista do CNPq. Realizou estágio-sanduíche doutoral na Universidade de Genebra, como bolsista da Capes. Publicou, entre outros artigos e trabalhos, o livro “Terrorismo: caos, controle e segurança” (Desatino, 2014). Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais. Atualmente é professor do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Paulista (UNIP). Desde de 2011 é filiado a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).

Joana Barros (vice-coordenadora)
Vice-coordenadora do LASInTec e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); onde também coordena o Centro de Memória Urbana (CMUrb/Unifesp). É doutora (2012) e mestre (2004) em sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo; graduada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1998); fez estágio de pós-doutoramento no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (2018).

Juan Rodrigues
Graduando em geografia na Universidade Federal de São Paulo. Membro do Observatório de Lutas Urbanas (OLU) e do Centro de Memória Urbana (CMUrb).

Júlia Tibiriçá
Doutoranda em Relações Internacionais do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), Mestra em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharela em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI – UNESP). Foi colaboradora da Rede Educacional de Direitos Humanos em Israel/Palestina (FFIPP-Br) entre 2014 e 2016. Desenvolve pesquisa na área de tecnopolítica, internet e redes sociais, autoritarismo(s).

Maria Clara Teixeira Minussi
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPPEN).

Mariana da Gama Janot
Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Mestre em Estudos Estratégicos (2020) e Bacharel em Relações Internacionais (2017) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi estagiária de pesquisa no Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC-Rio) (2018-2019). Também integra os grupos Civilis Actio (UFF), GEDES (UNESP). Pesquisa com ênfase em: Relações civil-militares, Controle Civil, Reforma do Setor de Segurança, Operações de Paz, Segurança e Desenvolvimento.

Matheus Marestoni
Doutorando no PEPG em Ciências Sociais pela PUC-SP. Mestrado realizado no mesmo programa. Interessado em anarquia, autonomia e as resistências contemporâneas.

Marcelo Cardoso da Silva
Mestrando na Universidade Federal do Espírito Santo.

Milena Cunha
Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFABC (PPGPRI), na linha de pesquisa “Segurança Internacional e Geopolítica” e com dissertação intitulada “(In)Segurança, Violência e Militarização: uma genealogia da guerra às drogas no México”. Durante o mestrado, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES). Graduada também em Relações Internacionais pela Escola Paulista de Política, Economia e Negócios – Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-Unifesp). Atualmente, é bolsista no Center for Critical Imagination: Political Economy and Citizenship (CCI), sediado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Temas de interesse: segurança pública, ilegalismos, militarização e América Latina.

Pedro Lázaro
Graduando em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP).

Rebecca Gutierrez
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPPEN).

Renato Ortega
Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Também integra o Núcleo de Análise e Estudos Internacionais (NEAI- UNESP).