2022

Confira os nossos eventos realizados em 2022:

Fascismo e Democracia no Século XXI (29/09/22):

Ao longo da última década, a ascensão global da extrema-direita inquietou a mente de pesquisadores e do público em geral. Como do consenso celebratório em torno da democracia liberal, característico do período Pós-Guerra Fria, puderam ganhar tração movimentos vinculados a sentimentos supremacistas, neofascistas e xenófobos?  E como mobilizar-se de forma contundente em oposição a esses grupos? Não raro, defende-se uma resposta enquadrada pelos limites do horizonte democrático, sem questionar o quanto a magnitude dos desafios representados pela emergência da extrema-direita demandaria uma ampliação da imaginação política. Um olhar atento para o crescimento de formações autoritárias, não como um evento externo, mas no interior das democracias liberais, poderá inspirar perguntas a respeito de qual contexto social e político possibilitou o surgimento de mobilizações extremistas de direita, como as que ocorrem em torno da ascensão de Bolsonaro à presidência do Brasil.


A mesa será formada por:

Acácio Augusto (UNIFESP/LASInTec)
Nathalia Machado (CPDA/UFRJ)
Renato Ortega (PPGRI San Tiago Dantas/LASInTec)
Mediação: Helena Wilke (USP/LASInTec)

tokaia - espreitas, esquivas e outras conspirações

I Ciclo de ação, pesquisa tática & ciências insurgentes (23 e 25/09/22):

EVENTO PRESENCIAL

23/09:
14h na CASA DO POVO: 2013 a 2022 – investigação, experimentação, desafios das lutas coletivas no Brasil.
19h na LIVRARIA SIMPLES: Lançamento do livro “Territórios em rebeldia” com Raúl Zibechi.

25/09:
14h na CASA DO POVO: América Latina e autonomias para além do progressismo: encruzilhadas e novas rebeldias.
Com Raúl Zibechi.

7 anos da Chacina de Osasco e Barueri (08/08/22):

Lasintec convida todxs a participarem da live de marco dos 7 anos da chacina de Osasco e Barueri.

8 de agosto às 17h no canal do Youtube das Mães de Osasco e Barueri. 

Experiências de luta e autogestão do Sul ao Norte (11/08/22):

O LASInTec convida a todxs para uma conversa com Mike e Beau, do Lobelia Commons, e militantes de três movimentos de São Paulo – a Teia dos Povos, a Frente pelo Desencarceramento e o Movimento Passe Livre no dia 11 de agosto, às 19h30.

ATENÇÃO: devido a alguns imprevistos a atividade não poderá ser mais presencial na EPPEN.
A atividade continua no mesmo horário mas será via Jitsi.
Se possível, avisem os interessadxs sobre a alteração.

Link de acesso: https://meet.jit.si/LutaAutogestaoSulNorte 

Oficinas de Pesquisa do LASInTec - Temas e Problemas Contemporâneos em Estudos de Segurança Internacional (07, 14, 21 e 28/07/22):

O evento tem como objetivo expor e debater os principais temas, problemas e perspectivas metodológicas das pesquisas em Segurança Internacional realizadas no LASInTec. Voltado aos estudantes de graduação em Relações Internacionais, mas aberto ao público em geral, trata-se de uma série de encontros no formato de oficinas a serem ministradas por pós-graduandxs que são pesquisadores em nosso laboratório. Essas oficinas terão caráter informativo sobre o andamento das pesquisas realizadas no laboratório e formativo sobre as metodologias manejadas pelxs pesquisadores. 

07, 14, 21 e 28 de julho das 17:30hs às 19:00hs

Atividade presencial na EPPEN-Unifesp

SALA 115

As oficinas serão ministradas por:

Thaiane Mendonça: Mestre em Estudos Estratégicos (2017) e Bacharel em Relações Internacionais (2014) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é doutoranda em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) e pesquisadora no Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES/UNESP) e no LASInTec/UNIFESP.

Helena Wilke: Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP com o projeto Justiça e Práticas Restaurativas: controles e penalidades contemporâneos, com bolsa FAPESP. Mestre e bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pesquisadora no LASInTec/UNIFESP e integrante do grupo de pesquisa “Teoria dos sistemas e crítica da racionalidade neoliberal” do Depto. de Sociologia da FFLCH-USP, coordenado pelo Prof. Dr. Laurindo Minhoto

Mariana Janot: Mestre em Estudos Estratégicos (2020) e Bacharel em Relações Internacionais (2017) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mobilidade acadêmica na Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis. Atualmente é doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Pesquisadora no Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos da UNESP, do LASInTec da EPPEN-UNIFESP e do Laboratório de Estudos em Política Internacional (UFF).

João Paulo Gusmão: Doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio-sanduíche doutoral na Universidade de Genebra, como bolsista da Capes. Atualmente é professor do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Paulista (UNIP), e pesquisador no LASInTec da EPPEN-UNIFESP.

Para acessar as leituras sugeridas clique aqui.