Tema: Políticas de Segurança e Práticas de Resistência
Data: 24 a 27 de novembro
Local: EPPEN, no campus Osasco da UNIFESP.
Endereço: Rua General Newton Estilac Leal, 932
Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSca0p3-_xhsoh1jBKT1mIl_yuuRKvnlZQGbxRlLb2FJ1fOUAg/viewform
Segunda-feira, 24/11
Mesa: Políticas de segurança e criminalização dos movimentos sociais
Horário: 19h
Palestrantes: Acácio Augusto, Gislaine Amaral Silva, Edson Teles & Adalton Marques
Local: anfiteatro da EPPEN
Terça-feira, 25/11
Mesa: Políticas de segurança e desenvolvimento
Horário: 19h
Palestrantes: Lou Barzaghi, Gabriella de Biaggi, Juan Rodrigues & Helena Wilke
Local: Online no canal do youtube
Quarta-feira, 26/11
Mesa: Experiência de trabalho com as Mães de Osasco e Barueri / Lançamento de "Memória Obstinada" e "Fragmentos e Memórias"
Horário: 18h
Palestrantes: Lúcia Soares, Drica Fernandes, Clara Lis Tucci, Maria Minussi, Gislaine Amaral Silva, Carol Rosmaninho & Mães de Osasco e Barueri
Local: biblioteca da EPPEN
Dia 20 de novembro, a IK e o LASInTec tornam público o lançamento do livro “Memória Obstinada: a luta das mães de Osasco e Barueri”, publicação coletiva organizada por Acácio Augusto, Joana Barros e Gabriella de Biaggi.
O livro chega em 2025, quando a chacina de Osasco e Barueri completa 10 anos. Ele conta essa história, mas também o surgimento de um movimento de mães e de novas lutas contra a violência de Estado.
Conta com apresentação de Raphael Sanz, prefácio de Edson Teles e textos de 1) Acácio Augusto e Joana Barros; 2) Gabriella De Biaggi; 3) Yasmin Carvalho e Nicole Nascimento; 4) Fabíola Fanti, Ana Clara da Mata e Luzinete Ramos Borges; 5) Carla Osmo, Fernanda Emy Matsuda, Helena Ambiel, Lia Carolina Batista Cintra e Maria Cecília de Araújo Asperti; 6) Alana Moraes e 7) Adalton Marques.
Trecho da apresentação: "[...] o que aqui apresenta-se são os relatos de 5 pesquisadoras diferentes em quase tudo (idade, formação, experiência de vida etc.), mas que descrevem o dia e os preparativos do ato em memória dos 10 anos da Chacina de Osasco e Barueri. A leitora (ou o leitor) poderá tomar contato com as formas, os cheiros, os corpos e os movimentos que fizeram o ato e o antes e depois do ato. São relatos de pesquisadoras que atuam regularmente no projeto de extensão do LASInTec junto à Associação 13 de Agosto. Não cabe aqui explicação, leiam e tenham sua própria experiência."
Quinta-feira, 27/11
Mesa: Movimentos anti-segurança e políticas de monitoramento
Horário: 19h
Palestrantes: Acácio Augusto, Zilda Maria de Paula, Augusto Perillo & Gabrielle Nascimento
Local: anfiteatro da EPPEN